Como fazer pão de alho (com receita)

Aprenda como fazer pão de alho com uma receita fácil de fazer, ingredientes tranquilos de achar e com resultado bom que já comprovei várias vezes.

Você pode usar pão dormido pra fazer esse pão de alho (que esteja ainda maleável) e os troços pra comprar são comumente disponibilizados em qualquer supermercado, mercearia e, se a calhar, padaria. O pão de alho pode ser feito tanto no forno quanto na brasa, mas não dá pra fazer e guardar pra assar depois, senão ele fica ressecado e perde qualidade.

Assim como a receita de molho branco, que fez até um bom sucesso por aqui, é mais uma que achei que tinha perdido, mas, felizmente, consegui recuperar.

Enfim, vamos aos ingredientes:

  • 4 colheres (sopa) bem cheias de maionese em temperatura ambiente;
  • 4 colheres (sopa) bem cheias de margarina em temperatura ambiente;
  • salsa desidratada a gosto (pode ser substituída por orégano ou, se pá, cebolinha);
  • 3 dentes de alho (grandes) amassados e depois triturados (aprenda a descascar alho na manha aqui);
  • 6 pães salgados. Pode ser pão francês, de cachorro-quente ou até bisnaga, sendo que no último caso deve-se cortar a bisnaga em pedaços de tamanho similar ao do pão francês, é claro (em outras palavras, a receita não vai ser suficiente para seis bisnagas inteiras).

Atenção: resista a tentação de substituir o alho por tempero de alho com sal (ou salho) por preguiça. Fica MUITO salgado, tipo, num nível insuportável. Uma vez, a gente fez e deu pra umas minas comerem, na primeira mordida, dava pra ver as bocas delas ressecando e ouvir os vasos sanguíneos rompendo no cérebro ahuahuahau!

Modo de preparo

Misture bem todos os ingredientes em algum recipiente adequado e reserve o creme de alho resultante. Daí, faça de 4 a 5 cortes em cada pão, como se fosse fatiar, mas sem ir até o final, senão, fica tipo torrada.

Recheie cada corte com o creme de alho previamente reservado, e, com o que restar, passe mais um pouco em cima e nas laterais dos pães, pra deixar bem besuntado mesmo.

Coloque o pão no espeto e leve à churrasqueira ou coloque na grelha, mas, em todos os casos, tome cuidado, pois pão de alho assa bem rápido. Coisa de 1 a 2 minutos, dependendo do fogo, já dá para queimar o bagulho.

Aliás, aprenda a acender churrasqueira com óleo no nosso vídeo abaixo:

Como dito acima, esse pão também pode ser assado no forno. Dá também para fazer torradas com o creme e experimentar outros tipos de pão salgado com a receita (acho que com pão doce deve ficar meio sambado).

É isso aí. Como supracitado, é fácil e já fiz essa receita várias vezes e sempre gostei. O pão de alho fica saboroso e cremoso, entretanto, tem que ser feito pra comer no mesmo dia: não dá para rechear o pão e guardar na geladeira (nem congelar) pra assar no dia seguinte, pois, pelo menos na minha experiência, fica ruim. Talvez, seja melhor fazer o creme de alho e congelar para fazer depois, mas isso nunca tentei fazer.

Receita de pão de alho alternativa

Achei essa receita também aqui, mas lembro que não gostamos muito dela não. Entretanto, rola de arquivar no Bolonha Club para futura referência. Vai que alguém bola um jeito de combinar as duas receitas e/ou melhorar essa?

Ingredientes

  • 250 gramas de maionese;
  • 2 cabeças de alho ;
  • 2 tabletes de caldo de galinha sem gordura;
  • quanto baste de pão francês em rodelas (acho que é melhor cortar como na receita anterior, hein?);
  • P.S.: segundo consta, rende 20 porções.

Preparo

Coloque a maionese, o alho descascado e os cubo de caldo no liquidificador. Bata bastante, até ficar uma pasta homogênea. Depois, passe a pasta no pão e coloque na churrasqueira para apenas dar uma douradinha. Sirva com churrasco.

Atenção: como dito acima, quando tentamos fazer esse pão de alho com caldo de carne não ficou bom. Já a primeira receita é garantida.

Espero que você também goste.

Veja também