Top 5 filmes de 2020 do Facínora

Assim como fizemos no ano passado aqui, no Bolonha Club, trazemos aqui os top 5 filmes de 2020 do Facínora, ou seja, as obras cinematográficas que mais gostei no ano passado.

Considerei filmes (não séries ou minisséries) longa metragem que saíram em 2020, e a lista foi feita no final do ano, pois alguns destes só assisti em 2021. Claro, a falta de tempo e a enrolação crônica também me impediram de fazer isso logo.

Outra coisa é que os filmes não estão em nenhuma ordem específica, ou seja, não foram listados aqui do pior pro melhor nem vice-versa. Cada um deles vem com trailer, sinopse, informações e até análises profissionais (em certos casos).

Cine Clube Bolonha de Cinema 15

Gravei o 15º episódio do Cine Clube Bolonha de Cinema falando sobre esses filmes, com jogatina do Brutal Wolfenstein: ÜBER HERO Edition, um mod de Wolfenstein para Doom, rolando de fundo.

The Invisible Man

The Invisible Man (O Homem Invisível) é um filme americano de ficção científica e terror escrito e dirigido por Leigh Whannell. É estrelado por Elisabeth Moss e inspirado no romance de 1897 de H. G. Wells, já adaptado pela Universal Studios em 1933. Aliás, é repleto de adaptações desta obra em diversas mídias, sem contar as incontáveis referências na cultura pop.

Enfim, em O Homem Invisível, quando o ex abusivo de Cecilia tira a própria vida e lhe deixa sua fortuna, ela suspeita que a morte dele tenha sido uma farsa. Como uma série de coincidências se torna letal, Cecilia trabalha para provar que está sendo caçada por alguém que ninguém pode ver.

O filme me surpreendeu bastante, mesmo ouvindo coisas boas antes. Conseguiram criar um clima tenso despretensioso e plot twists inteligentes. Outra coisa que me chamou atenção foi como temas de relacionamento abusivo e alguém sendo perseguido sendo tratado feito doido, campos férteis pra lacração e encheção de saco, estão, ao contrário, perfeitamente encaixados. Ou seja, estes assuntos não foram simplesmente enfiados de qualquer maneira no enredo pra cumprir cota de sinalização de virtude pra agradar gorda de cabelo azul do Twitter, mas fazem parte do mesmo de forma natural.

Acho que deveriam deixar The Invisible Man sem sequência nem nada. Ficou bom assim. Parece que a Universal desistiu do seu universo compartilhado de filmes também, o que significa que não vão fazer malabarismo pra encaixar esta versão do homem invisível junto com múmia, lobisomem etc.

Abaixo, temos o trailer oficial em HD do The Invisible Man:

Tem também a análise do CorderyFX (em inglês e com spoilers):

Sonic the Hedgehog

Sonic – O Filme (Sonic the Hedgehog) é um filme nipo-americano de ação, aventura, comédia e ficção científica com base na popular franquia de games da Sega. É dirigido por Jeff Fowler, conta com roteiro escrito por Pat Casey e Josh Miller e é estrelado por Ben Schwartz (voz de Sonic), Jim Carrey (Dr. Robotnik), James Marsden e Tika Sumpter.

No filme, Sonic se une a um xerife da cidade chamado Tom para escapar do governo e derrotar o desprezível Dr. Robotnik, que quer roubar os poderes desta criatura pra usar em sua ciência robótica e maléfica.

O filme do Sonic era outro que eu não estava esperando nada. Nunca fui muito fã do ouriço e, pelo que estavam falando, parecia ser algum tipo de besteirol pra menino pequeno débil mental. Entretanto, isso foi um ledo engano. É um filme para crianças sim, mas não algo infantilóide que impeça um adulto de apreciá-lo. Jim Carey rouba a cena, pra variar, mas a animação e o visual do Sonic chamam muita atenção também. O filme foi um sucesso, e diria que não foi à toa.

Esse vai ter sequência, o que as cenas pós-crédito já deixam a entender. Dá uma fragada no trailer oficial:

The Christmas Chronicles 2

The Christmas Chronicles 2 (Crônicas de Natal: Parte Dois) é uma comédia de Natal americana dirigida e produzida por Chris Columbus, que escreveu o roteiro com Matt Lieberman, e o segundo filme de suasérie.

Neste filme, dois irmãos acabam destruindo o trenó do Papai Noel na tentativa de pegá-lo no flagra, o que acaba colocando em risco a felicidade de milhares de crianças no Natal. Mas eles acabam indo pro Polo Norte e até conhecem a esposa do Papai Noel (e não, não é a Merry Christmas) e tudo acaba se resolvendo.

Gostei muito do primeiro The Christmas Chronicles, mas só fiquei sabendo da parte dois perto do Natal do ano passado. Tipo, o original é melhor, mas esse não deixa cair a peteca. O clima é bem positivo, sem vulgaridades nem palhaçadas sem graça. Pra quem gosta de filmes natalinos para assistir com as crianças, essa série uma excelente pedida, mas dá pra ver depois de velho também e relembrar os Natais de nossas infâncias.

Confira o trailer oficial do The Christmas Chronicles 2:

Monsters of Man

Monsters of Man (Monstros do Homem) é um filme de ficção científica e ação dirigido por Mark Toia, quem também escreveu o enredo junto com Jeff Hand, e estrelado por Neal McDonough, Brett Tutor e Jose Rosete.

O enredo de Monsters of Man centra em eventos que aconteceram após uma empresa de robótica juntar-se a um agente corrupto da CIA que lança uma operação militar ilegal e não sancionada onde quatro robôs assassinos foram enviados para executar produtores de heroína como teste, mas, como era de se esperar, algo dá muito errado e colocam pessoas inocentes em perigo.

Não sei de onde tirei de assistir esse filme, mas, apesar de estar longe de ser alguma super produção e apresentar como ator mais famoso o Neal McDonough, que costuma se destacar em filmes B ou seriados, me deu a impressão que fizeram muito com pouco. Os efeitos especiais e cenas de ação são satisfatórios, enquanto o enredo é até bem desenvolvido, com algumas reviravoltas e tal. Gostei como criaram uma espécie de Predator com robôs bem perigosos caçando humanos na selva.

Arrumei um trailer oficial do Monsters of Man pra você dar uma fragada:

Color Out of Space

Color Out of Space (A Cor que Caiu do Espaço) é um filme de terror de ficção científica americano dirigido e co-escrito por Richard Stanley, baseado no conto “The Color Out of Space” de H. P. Lovecraft e estrelado por Nicolas Cage, Joely Richardson, Elliot Knight, Madeleine Arthur, Q’orianka Kilcher e Tommy Chong.

Em Color Out of Space, um vilarejo é afetado quando um meteóro cai na propriedade de um fazendeiro local e passa a causar anomalias na região. Uma estranha aberração cromática começa a prejudicar a fauna e a flora, criando um lugar amaldiçoado que impõe consequências terríveis e inimagináveis.

O Color Out of Space foi tecnicamente lançado em 2019, mas foi no Toronto International Film Festival daquele ano. Acontece que eu nem sabia que tal festival existia, e o filme só saiu pro público normal mesmo em 2020, então meti aqui nessa lista, até porque certamente foi o melhor que vi neste ano, sem contar que fiquei ansioso para que saísse desde que vi o trailer aqui.

O filme se passa nos dias de hoje, ao contrário do conto original, mas as adaptações não arruinaram o cerne da história, que conseguiu ser levada para um live action com tudo o que um filme lovecraftiano que se preze deve ter. É também interessante como a atmosfera é bastante tensa, ou até perturbadora, sem ter que apelar pra jump scares e outros clichês. Mas terror psicológico é que é bom mesmo. O elenco vende bem o peixe, e Nicolas Cage enlouquecendo aos poucos é… bem, Nicolas Cage.

De acordo com Stanley, é o primeiro filme de uma trilogia de Lovecraft que ele espera continuar com uma adaptação de “The Dunwich Horror”. Tomara que consiga.

Dá uma curiada no trailer:

De bônus, tem um vídeo do canal Marvelous Videos que explica o filme. Cuidado, pois tem spoilers:

Tem também a análise do CorderyFX (com spoilers também):

Bom, pra 2020 tá bom. Ano que vem faremos os melhores de 2021. Vamos ver se o cardápio vai ser mais farto desta vez.

Valew!

Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *