Tirashi do Hokkaido

Já provei a maior parte do cardápio do Hokkaido, um restaurante japonês de Belo Horizonte (MG), e o prato que mais peço, atualmente, é o Tirashi.

Tradicionalmente, o Tirashizushi é um combinado bastante rústico que leva vários ingredientes e variados tipos de peixe. Vou aproveitar e falar sobre este prato para incrementar a resenha do Hokkaido, que publicamos outro dia, aqui.

Tirashi do Hokkaido. Clique na figura para ampliá-la.
Tirashi do Hokkaido. Clique na foto para ampliá-la.

Cada restaurante o executa de uma maneira específica, porém é muito comum que haja sempre:

  • Sashimi de salmão;
  • Sashimi de peixe branco do dia;
  • Sashimi de atum;
  • Omelete japonesa;
  • Conserva de nabo (takuan);
  • Polvo;
  • Arroz de sushi (mandatório);
  • Gergelim (mandatório);
  • Ovas de peixe (mandatório).

No Hokkaido, o Tirashi apresenta, além dos ingredientes acima, cogumelo Shitake, skin de salmão com molho Teriaki, cebolinha e gengibre ralado. Acompanha a tradicional conserva de gengibre e o Wasabi.

O interessante do Tirashi é que normalmente ele muda, dependendo do dia e dos peixes mais frescos que o restaurante pôde ter acesso. Por exemplo, o peixe branco é o que mais altera, podendo ser Dourado, Linguado, Peixe-Prego, Tilápia, entre outros. Na minha opinião, é melhor com o Peixe-Prego, embora seja incomum. Normalmente, optam pela Tilápia que possui um custo mais baixo para o restaurante. Neste dia, foi a vez do Dourado, que é um peixe muito saboroso e combina bem com o prato.

Outro tirashi do Hokkaido. esta foto ficou melhorzinha. Clique nela para ampliá-la.
Outro tirashi do Hokkaido. Esta foto ficou melhorzinha. Clique nela para ampliá-la.

Outro ingrediente que altera com frequência é o Massago (ovas de capelim, de cor alaranjada), que também pode ser o Tobiko (ovas de peixe-voador, de cor preta). No Hokkaido, ambas são bastante comuns e sempre expostas sobre uma fatia de limão no Tirashi.

Para mim, o maior destaque do Tirashi é o Polvo, elaborado com perfeição pela cozinha do restaurante. Não é borrachudo e apresenta sempre um sabor fresco, o que não é fácil de se encontrar. O arroz também é executado de maneira correta, não sendo muito doce nem apresentando grãos muito duros, demonstrando o correto preparo do Gohan ou do Shari.

Um ingrediente que falta no Tirashi é o Nori (alga japonesa) que, se incluído, tornaria o prato ainda melhor.

Hokkaido [Belo Horizonte/MG]

Há mais de 20 anos, o restaurante Hokkaido vem mantendo sua qualidade dos itens oferecidos em seu extenso cardápio para os belo-horizontinos. Este é o review feito pelo Bologna sobre este restaurante japonês de alta qualidade que trabalha com os sistemas à la carte e delivery.

O Hokkaido foi o restaurante que me introduziu à culinária japonesa, frequento o local desde que ele existe. Não me lembro de drásticas mudanças desde então. Seu cardápio, que é predominantemente da culinária japonesa tradicional, alterou pouco, sem aderir à “culinária japonesa” moderna, que adora um queijo Cheddar e temperos como Lemon Pepper. Vejo esta constância como algo positivo, talvez até raro, em Belo Horizonte.

Não podemos esquecer do atendimento do local que é excepcional. Conta também com um ambiente agradável, que me traz o sentimento de realmente estar em um restaurante japonês autêntico.

Os pontos positivos do Hokkaido são:

  • Qualidade dos ingredientes, sempre frescos;
  • Local agradável;
  • Bom atendimento;
  • Cardápio extenso;
  • Horário de funcionamento conveniente (veja mais informações).

Pontos negativos:

  • Valor elevado, embora não muito acima do usual para um restaurante de qualidade diferenciada. Uma pessoa de apetite normal não deve comer por menos de R$85,00, na época desta publicação. Mesmo considerando que o restaurante é situado em um shopping, algo que eleva os seus custos e garante conforto aos clientes, é realmente muito caro;
  • Não aceita vale refeição / tickets (ponto extremamente negativo para a classe assalariada que recebe este tipo de benefício);
  • Infelizmente, as formas de pagamento realmente precisam melhorar, não aceitando também o cartão Amex.

Tirashi

Tirashi do Hokkaido. Clique na figura para ampliá-la.
Tirashi do Hokkaido. Clique na foto para ampliá-la.

Já provei a maior parte do cardápio do restaurante e o prato que peço com maior recorrência, atualmente, é o Tirashi. Tradicionalmente, o Tirashizushi é um combinado bastante rústico que leva vários ingredientes e variados tipos de peixe. Vou aproveitar e falar sobre este prato para incrementar a resenha do Hokkaido.

Aftermath (Conclusão)

O Hokkaido é um daqueles restaurantes que você sabe que nunca irá lhe decepcionar. Qualquer item do cardápio é bem executado e dentro dos padrões da culinária japonesa tradicional.

Agora, se você é um apreciador de um japa mais moderno, existem outras opções melhores em Belo Horizonte para o seu gosto.

Não vale a pena para quem também gosta de comer muito. O Facínora, por exemplo, que outro dia comeu 90 sushis, prefere pegar um rodízio logo de cara.

Obs.: recomendamos as mesas do andar de cima, onde o ambiente é climatizado mais adequadamente.

Saiba mais

  • Localização: Ponteio Lar Shopping. BR 356, 2500 Lj. R03 – Santa Lúcia – BH/MG.
  • Contato e delivery: 3286-4020 / 3286-4038 / 9201-2794
  • Hokkaido no iBeloHorizonte – Com mais informações, fotos, vídeos etc.
  • Site oficial do Hokkaido – Onde você pode mais info também, como horário de funcionamento, contato, cardápio etc.