Como fazer molho teriyaki com sardinha

Aprenda como fazer um molho teriyaki com sardinha em lata que pode ser usado nas mesmas receitas orientais que levam o tradicional, mas com a vantagem de não precisar de ostras (caras e podem ser difíceis de achar) e evitar que o condimento fique com “gosto de praia”.

Curto o teriyaki com sushis ou makis que levam pele de salmão e no Hot Filadélfia, mas da pra usar em outras coisas também.

A receita foi inventada pelo Paulo Henrique, do canal Pão Duro TV, no vídeo abaixo, que também ensina o modo de fazer o Molho Teriyaki com Sardinha em Lata:

Ingredientes

  • 1 copo de shoyu;
  • 1 copo de açúcar;
  • 1 colher de gengibre;
  • 1 colher de sardinha;
  • 2 colheres de amido de milho.

Modo de preparo

Esquente um pouco a panela e depois adicione o shoyo e o açúcar. A medida é 1:1. Mexa até dissolver, de preferência com um fouet (parece aqueles troços de batedeira). Coloque o peixe e o gengibre e fique mexendo enquanto espera ferver.

O ideal é continuar mexendo a mistura e deixá-lo reduzir até atingir a consistência de caramelo, mas pode-se adicionar o amido depois de ferver bastante. Neste passo, é muito importante continuar mexendo para evitar que a gororoba grude no fundo. Faça isso até cozinhar o amido (cerca de 3 minutos) e o caldo ficar mais grosso e caramelizado. Dá pra colocar uma colher de farinha para dar mais consistência ainda.

Espere esfriar e pode guardar num pote de vidro, de preferência.

Note que é importante retirar o gengibre e suas cascas para evitar que ele fermente e deixe o molho com gosto esquisito.

Assista ao vídeo para obter mais detalhes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *