Avaliação da cerveja Corja Brew .38

Fizemos a avaliação da cerveja Corja Brew .38, uma American Pale Ale (APA) de alta fermentação, puro malte, extra clara, com 5,25% de graduação alcoólica e 38 IBU (“International Bitterness Units”, ou Unidades Internacionais de Amargor).

Sediada em Belo Horizonte (MG), a Corja Brew fabrica suas cervejas e chopes em Capim Branco, também em Minas. Parece que começaram as atividades a pouco tempo, em meados de 2017, e já está tudo bem arrumadinho.

A Corja Brew .38 foi também o assunto do sexto vídeo da nossa série Bolonha Birita, que explora bebidas em geral, onde experimentamos e apresentamos esta APA:

A Corja Brew. 38 se apresenta, de acordo com o seu rótulo, como uma “APA da escola americana com fermentação alta, espuma cremosa de média duração, cor levemente cobre e brilhante. Corpo médio e seco, amargor moderado de lúpulo e aroma cítrico. Harmoniza muito bem com refeições ligeiras como pizzas e burgers.” O rótulo é bem feito, interessante e também é honesto, pois a Corja Brew .38 não tenta se vender como algo que ela não é, apesar de algumas de nossas considerações não sejam exatamente as mesmas:

  1. A .38 tem cor amarela bem forte, quase alaranjada, ou melhor, um caramelo bem fosco. Talvez, sob determinada iluminação, fique mais evidente a cor de cobre citada. É também bastante carbonatada e a espuma é realmente cremosa. Ela sobe mesmo se a cerveja estiver gelada, o que não é algo ruim, pois o colarinho serve para preservar o sabor da bebida.
  2. O aroma também é realmente bastante lupulado, agradável, embora eu não tenha sentido algo muito cítrico. Bem de longe, dá para sentir uns traços metálicos.
  3. O sabor da Corja .38 acompanha o aroma na medida do lúpulo, mas tem um sabor bem cítrico. Eu achei bastante ácida, lembrando um vinho seco, algo que eu aprecio muito, enquanto um amigo nosso sentiu um sabor de laranja que ele disse ser agradável e o Bolonha achou muito azeda. Vale notar que este sabor bastante cítrico não tem nada a ver com aquele gosto enjoativo de capim limão que a Wäls coloca na maioria das suas cervejas. Da segunda vez que eu experimentei a Corja .38, no entanto, achei que a acidez estava mais equilibrada e a cerveja estava melhor ainda. Não sei dizer se foi o dia ou se eles melhoraram na produção;
  4. Na boca, a cerveja deixa o seu amargor, e achamos bem leve para uma cerveja de alta fermentação, embora seja certamente mais encorpada do que cervejas populares como Itaipava, Sol, Heineken etc. Diria que é um corpo médio quase pra leve.
  5. Conclusão: Apesar que estávamos com o paladar enviesado no dia e a recepção não foi unânime (2 a favor e 1 contra), eu vou recomendar a Corja Brew .38, especialmente para quem gosta de bebidas mais secas e com sabor mais cítrico. Ainda não sei o preço pra dizer se vale a pena, mas tenho visto muita gente já bebendo dela e dando boas notas por aí.

Saiba mais

  • Corja Brew – Site oficial da cervejaria, onde você pode obter mais informações, contato e saber em quais estabelecimentos as Corja Brews estão sendo servidas.
  • Fanpage no Facemerda – Pra quem gosta de acessar essa rede social lixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *